quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Recado da Prof. Ana Helena

Não acredito que perdi!!!!!!!!!!!!!!1

Meu Deus, não acredito que perdi a festa!!!!!!! Só agora pela manhã é que abri o orkut e o recado do Jorge, com a data, tava lá... Comecei a ler os textos e quem chorou fui eu...Aquele choro de lágrima escorrida, silencioso, que não é doído nem convulsivo,mas que é profundo como uma grande saudade e um enorme carinho como o que eu sinto por vcs. O IPA não foi a maior parte da minha vida, mas foi a minha melhor experiência de trabalho, onde pude conviver com um grupo de professores extremamente competente e visionário, e com alunos que deixaram marcas profundas e são referências até hoje. as pessoas às vezes me acham pedante, quando discutimos alguma "nova proposta educacional" e eu venho com a frase "A gente fazia isso no IPA em 1984... 95" E é verdade, a tal interdisciplinaridade, começamos a estudar e discutir no final dos anos 80; o laboratório de matemática, durante a década de 80... e tem escola que acha isso um best jump em pleno 2008!" E, quanto à relação professor/aluno? E salas ambiente? E..E..E..
E a turma de vcs? se facilitar posso falar ainda hoje de muitos de vcs e de como eram e do que faziam. Agora que a minha Daniela (nome em homenagem a ti, Dani Cechinni - tu sabes disso) vai fazer vestibular, lembro de como a Lauren literalmente secou no final do ano - e olha que ela era aluna 10 direto e tava hiperpreocupada com a UFRGS. O sorriso da Lisie Ordovás - aberto. como uma janela para a alegria. A Fabrícia, que andava às voltas com um hotel em Tramandaí. A Mauren, que fazia ginástica na Tenthos. A Heidi, que me deu, junto com a Laura um jogo de copos como presente de casamento, que tenho até hoje e quase nunca uso, porque se quebrar um, eu morro - e olha que ela deixou cair a caixa quando desceu do carro lá na frente da minha casa prá entregar. A Ana Ferlauto e a Naninha Juruena, sem falar na Claudine, preocupadíssima com tudo à volta dela.O Marcelo albuquerque que me dava nos nervos porque não tava nem aí prá História e o Russowski, com aquele cabelão e sempre na turma do "deixa disso/ fica fly".O Xerxenewski, que para mim era uma esfinge, me desafiando a compreendê-lo. A Ângela Schimdt, sempre tranquila e na boa. E isso, assim an passant, sem parar prá pensar muito. Cês fazem parte do meu ser, de forma permanente cês me constituem e o que aprendi com a alegria, a irreverência e a competência de vcs me faz, a cada dia apostar na educação e crer que sim, fazemos a diferença por onde passamos. Um grande bju em cada um de vcs e lembrem que, onde eu estiver, vcs estarão comigo e meu carinho e meu pensamento sempre estará com vcs, para lhes dar energia e força em qualquer circunstância. AMO VCS, TURMA DE 1988!!!!!!

Um comentário:

Beheregaray disse...

Profa Helena, e queridos colegas.

não sabem como mexeu comigo encontrar este blog! como queria ver vcs! E eu q moro na Sto Inácio, 2 quadras do bar onde foi o encontro e nao sabia de nada... q dor...
ler os depoimentos, lembrar de tanta coisa... foi um terremoto de escala 9 aqui na frente do monitor. Muita saudade. Por coincidencia caiu um cisco no olho agora... afinal homem não chora... mas tb deu umas caimbras nos dedos pq tão tremendo... afinal homem nao tem medo...
Uns 2 anos atras, talvez 3, encontrei com a Mauren num Zaffari da Getúlio... falei com ela, disse q era colega do Ipa... falei q ve-la no Patrola sempre me fazia lembrar do IPA... tenho certeza q ela nao lembrou de mim! Heheh... com certeza eu nao ia lembrar no primeiro vistaço da maioria de vcs... provavelmetne ia ser reciproco... menos cabelo, algumas rugas... sabecumé... ia precisar de algum papo mas com certeza iamos nos identificar cedo ou tarde... Estudei no IPA na 8a e depois todo o 2o Grau. Fiz atletismo com o Soutinho todos esses anos. Pode-se dizer q passava 2 turnos do dia la durante esses 4 anos. O IPA ficou no meu cerne, vcs ficaram no meu cerne. Como alguns colegas mudavam de sala nos anos q viravamos e as salas eram contiguas, esportes, mil atividades, considero os formandos todos como uma sala só. Fiz muitos amigos em todas as salas. O recreio era um grande prazer pois saiamos nos corredores para papear. Fugidas no pátio ou mesmo na rua eram toleradas,e aproveitadas. Contar isso para outros amigos de outras escolas era tido por eles como inacreditável (em especial aos arrochados alunos do Americano...).
Relembrar, abrir o báu... não é questão de ser saudosista é questão de fortalecer um passado para construir um sólido futuro.
Quando estava para me formar em Biologia pela Pucrs em 97 era obrigado a fazer um estágio de 6 meses para a cadeira de didática. Tinha q conseguir um colégio que me aceitasse. Bati na porta do IPA e me abriram. Era excessão pois não estavam admitindo estagiários fazia tempo. Como fui aluno lá (e imagino q bom... mazá...) deixaram eu estagiar nas aulas práticas. Eram multidisciplinares de física-quimica-bio. COMO FOI BOM REVIVER NO IPA! Muita coisa tinha mudado... cercas envolta do colegio, roleta, guarda, identificação... e senti muita falta de VOCÊS! Sons, rostos ecoavam nas paredes... a rotina, meus treinos na pista... aquilo aparecia para mim a todo instante. Mas foi muito bom. Alguns professores ainda estavam la. Fui recebido com muito carinho por eles. Nunca vou esquecer este gesto de amizade, de ninho.
Pelo ano 2000 ou 2001 encontrei com o Prof. Nelci de Matemática num restuarante da BR290(Batovi) em São Gabriel. Como ficamos felizes em nos reencontrar! Ele estava igual... mesmo jeitinho. Estava triste pq tinha sido demitido do IPA, o que era a vida dele, mas que entendia a nova adminsitração. Falando nela, o Nelci me contou que eles tinham terminado com o colegio e ficaram apenas com a faculdade... aí eu que fiquei triste pq sonhava em quando tivesse um filho colocar lá para estudar.
Algum tempo depois vi a pista de atletismo e o campo de futebol virar estacionamento. Agora uma rua nova corta o "matinho" do fundo (onde algumas vezes, confesso, conheci a fumaça brava - mas não era o unico!!!) e tempus fugit se faz presente.
É... só ai que caiu a ficha das aulas de Física quando aprendi as Leis de Newton... o mundo gira.

PESSOAL, VAMOS FAZER UM NOVO ENCONTRO!! MAUREN, TODO MUNDO, ANOTEM MEU EMAIL: rberega@gmail.com - site www.berega.com.br

Encontrei com o Xande semana passada na rua. Vou passar o Blog pra ele. O Rodrigo Dias ("olho-vivo") eu vi tem meses atras no Parcão. Ele costuma ir la... vou ficar esperto e passar pra ele como tb o Marcelo Albuquerque ("Guerra") costuma ir no Parcão tb com frequencia. O André Gedrat tenho um fone q nao sei se mudou, vou tentar. Vamos aumentar os contatos!

GRANDE ABRAÇO!
Rodrigo Beheregaray